Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Biblôs - um dos motivos deste blog

Biblô "piquinino"
Biblô "piquinino"
Destralhar porque.... sou viciada em destralhar e em minimalismo. 
O que é destralhar.... esta palavra provavelmente não existia até há algum tempo atrás... Des-tralhar - tirar a tralha, o que está excesso. 
Qual o maior benefício de destralhar - ganhar espaço! E quanto mais espaço físico temos em casa, mais livre, leve e solta fica a nossa mente. 
Comecei esta odisseia de ter poucas coisas já há muito tempo. Quando finalmente tive casa própria, comprei 4 pratos rasos, 4 taças, 4 copos, 4 canecas.... Os copos há muito que se partiram, e dos conjuntos de 4 já restam 3 de cada na maioria dos casos.... Se fosse hoje.... não compraria nada.... Simplesmente iria abastacer-me nos excessos da casa dos meus pais... Mas na altura era importante para mim ter algo bonito, e pessoal. 
Hoje, ligo menos à estética, e mais à funcionalidade. Um prato é um prato, tenha a cor que tiver.... 
Estive uma vez hospedada em casa de amigos, em que cada caneca, cada prato era de sua qualidade... Na altura aquilo chocou-me um pouco - gostava de tudo a condizer; visto agora, aquele conjunto de pratos, canecas e copos todos diferentes, ao estilo antigo era bem castiço, e giro!!!! 
Mas desde criança que sempre tive uma guerra com os.... Bibelots!!!! Cada vez que a minha mãe me mandava limpar o pó, e eu olhava para todos aqueles bibelots "pequininos" na estante.... dava-me uma coisa - e armava-se a guerra em casa! 
Quando cresci o suficiente para ser dona do destino deles, dei a maioria a um vendedor numa feira da ladra....  Não que me lembre exactamente, mas deve ter sido o meu primeiro destralhamento.... Que isto de limpar o pó, e ter que levantar os biblôzinhos, um por um... não dá! 
Até hoje, quando me oferecem qualquer coisa para enfeitar uma estante, começo a cogitar uma forma de me ver livre dele.... eu aqui me confesso....

Filosofia: Biblôs são TRALHA!
                 Estética vs Funcionalidade. Se tem algo só por causa da estética e não tem funcionalidade ou é duplicado, então é tralha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya